top of page
sfsf.jpg

Papa Francisco saúda multidão com gesto satânico?

 

 

A visita do Papa Francisco às Filipinas em 2015 foi mais um momento em que a grande mídia jornalística, ávida por vender suas matérias já não tão atraentes, se aproveitou para criar polêmica. Ao participar de uma celebração voltada para a família, em Manila, nas Filipinas, na sexta-feira, 16 de janeiro, o Papa Francisco, acompanhado pelo arcebispo local Luis Antonio Tagle, para cumprimentar o público, resolveu usar um gesto com a mão. Pronto, todos os desinformados e alucinados por teorias anti católicas espalharam por toda as parte que eles estavam fazendo o símbolo satânico da “mão chifrada”. Muitos fiéis católicos caíram na armadilha e também passaram a criticar o Papa Francisco e principalmente os evangélicos, nossos irmãos afastados.

Porém, o que muitos não sabem é que esse gersto não é o “mão chifrada” do imundo, do cornudo.

 

 

Na matéria publicada nosso site Icatólica com o título “Símbolos da Nova Era: perigo aos cristãos”, podemos encontrar este símbolo como “sinal dos ocultistas” e, ao mesmo tempo, uma nota em destaque ao final da matéria explicando que alguns dos símbolos que ali estão, são muito antigos e existiam antes mesmo da Nova Era que os adotou dando-lhes, porém, um novo significado. Exemplo publicado na matéria é a cruz de cabeça para baixo que enquanto no Cristianismo pode ser um símbolo significando a morte de São Pedro que morreu crucificado de cabeça para baixo, para a Nova Era simboliza zombaria da cruz de Jesus, ou seja, um significado completamente diferente e contraditório ao primeiro.

 

O símbolo da “mão chifrada” é conhecido também como Maloik ou Mano Cornuta tendo sido amplamente utilizado em diversas culturas ancestrais, principalmente mediterrâneas, como um sinal de proteção contra o mal (na Itália é como um equivalente das tradicionais três batidas na madeira).

 

Entre os fãs de Heavy Metal, este símbolo não tem propriamente o objetivo de satanismo, como lhe é comumente atribuído (apesar de muitos o utilizarem com essa intenção), mas foi introduzido ao gênero por Ronnie James Dio quando este estava no Black Sabbath que é uma banda de heavy metal. No documentário "Metal: A headbanger's journey" ele faz referência a seus avós vindos da Itália (seu sobrenome é Padavona) e que sua avó usava o gesto para afastar ou lançar "mau-olhado" para alguém; gesto bem comum entre supersticiosos do Mediterrâneo.

 

 

Bom, para abordarmos este tema dos “símbolos e suas representações”, não podemos desconsiderar que estes dependem muito da cultura local e do significado que damos a eles, de fato, este símbolo, mais conhecido como “mão chifrada” possui vários significados que é bom conhecermos antes de sairmos por aí rotulando as pessoas de “satanistas”.

 

 

Mão chifrada, símbolo do "corno"

 

Em algumas culturas, por exemplo, na Itália, Cuba e até mesmo no Brasil, este símbolo é constantemente usado para significar o “corno”, cuja esposa é infiel (muitos costumam fazê-lo colocando por cima da cabeça das pessoas nas fotos). 

 

 

 

 

Antonio Lavey, fundador da igreja de satanás.

 

 

No entanto nem sempre os gestos estão relacionados a símbolos, como é o caso do homem-Aranha, já que tal ação está relacionada apenas ao acionamento do engenho que Piter Parker elaborou para que o Homem-Aranha emitisse sua teia de forma mais precisa, nada se relacionando com um gesto feito de forma intencional no sentido de passar uma mensagem.
 

 

Homem-Aranha lança a teia.

Em dezembro de 2012, a cantora evangélica Ana Paula Valadão, líder do Diante do Trono, publicou uma imagem de uma festa em família em comemoração ao filho do pastor André Valadão, Lorenzo. 

A festa possuía decoração temática do personagem de revistas em quadrinhos Homem-Aranha, que possui um gesto característico de seu movimento de lançar teias. Como se vê, na foto abaixo, toda a família Valadão está reunida e reproduzindo o gesto que rendeu críticas infundadas por muitos de seus seguidores no Instagram

 

 

Família Valadão está reunida e reproduzindo o gesto de emitir a teia do Homem- Aranha, que nada tem a ver o símbolo ao diabo.


Voltemos então ao gesto feito pelo Papa Francisco.

O sinal com o dedão esticado, que na língua dos mudos significa "eu te amo", aliás, foi com este gesto e significado que o jornal O Globo noticiou em seu site a atitude do Papa Francisco.

Link da matéria do O Globo: https://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/papa-francisco-faz-gesto-de-eu-te-amo-nas-filipinas-15072135

A língua de sinais é para os olhos o que as palavras  são para os ouvidos.

 

 

Papa Bento XVI faz gesto de "eu te amo"


Os surdos sabem piamente que este sinal é um nobre "Eu te amo".

 

Desfeita a confusão?

sfsf.jpg
sfsf.jpg
sfsf.jpg
sfsf.jpg
sfsf.jpg
sfsf.jpg

Este site se dedica única e exclusivamente a promover e defender a Igreja Católica.  A Santa Madre Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo.  

SOBRE NÓS

© 2018 por Joseph Charles. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page