
É verdade que o papa Francisco presenteou um rosário para o ex-presidente Lula, preso desde abril de 2018?
Em junho de 2018, Juan Grabois, assessor do papa Francisco para assuntos de Justiça e Paz, em uma visita ao presidiário Lula, teria entregue ao ex-presidente preso, um rosário abençoado pelo Papa. A grande polêmica surgiu pela informação divulgada que o presente teria partido do próprio Papa, que o teria abençoado exclusivamente para o lula e não tão somente um presente do Juan Grabois.
No entanto, apesar de muita polêmica em cima do suposto presente, o próprio Vaticano desmentiu o acontecido em seu perfil brasileiro no Twitter :
E o Vaticano emitiria uma nota esclarecendo o fato:
“Em mérito às notícias circuladas sobre o suposto envio de um Terço pelo Papa Francisco ao ex-presidente Lula, esclarecemos que o advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, tentou fazer uma visita – a título PESSOAL – ao ex-presidente, tendo após a tentativa infrutífera, concedido uma entrevista diante do prédio da Polícia Federal em Curitiba. Na entrevista – e nos ativemos a ela – EM NENHUM MOMENTO Grabois afirmou que o Terço foi enviado pelo Santo Padre, mas apenas “ABENÇOADO” pelo Papa.”
O interessante é que em uma entrevista o argentino Juan Grabois falou apenas que havia sido proibido de visitar o Lula na PF e que o mais importante foi entregar o rosário. Ele não disse que o rosário era um presente enviado diretamente pelo papa ao preso, mas algumas mídias jornalísticas divulgaram como se fosse, e geraram todo o “mal-entendido”!
No dia seguinte o Vaticano faz uma correção afirmando que Grabois é de fato consultor de uma área que agora faz parte do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Porém, isso não validou a história de que o rosário tinha sido benzido e destinado ao lula diretamente pelo Papa Francisco.
O próprio Juan Gabrois disse que havia trazido um rosário benzido pelo sumo pontífice e não que o terço foi enviado diretamente por ele.
Então, diante de tantos desmentidos até o PT ( Partido dos Trabalhadores) se viu obrigado a também negar o fato de que o rosário foi um presente do papa:

