top of page

A aliança da circuncisão

 

                      Gn 17:9-14, “9  Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. 10  Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. 11  E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.12  O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. 13  Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua. 14  E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança”.

                      Javé impõe uma exigência para que alguém faça parte do seu povo escolhido: todos os homens devem ser circuncidados. Este pacto é uma aliança eterna dos israelitas com o seu deus Javé.

Quais seriam as justificativas para tal exigência? Seria nada mais que um procedimento higiênico? Teria esta ação o objetivo de evitar infecções genitais tanto no homem como na mulher? Um ponto interessante realça esta idéia: o fato de que o procedimento cirúrgico deveria ser efetuado no oitavo dia depois do nascimento. È neste período que a uma criança humana produz mais agentes coagulantes.

Estaria Javé preocupado com infecções que veriam a afetar seus auxiliares alienígenas, que se envolviam sexualmente com os seres humanos?

 

                       Javé estaria selecionando humanos para procriar novos seres mais saudáveis, menos sujeitos a infecções advindas da falta de higiene no órgão masculino? Isso provavelmente ocorria nessas regiões do oriente médio devido a grande dificuldade de se obter água e consequentemente de se realizar uma higiene adequada dos órgãos sexuais. Ou então, buscando novos reprodutores para suas “filhas”, que não tenham em seus órgãos íntimos, bactérias, fungos e seres microscópicos que seriam fatais para as alienígenas. Loucura? Talvez nem tanto.

 

bottom of page