top of page

A caligrafia de Javé

Ex 32:15-16

15  E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. 16  E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.

 

                               É lógico que para se fazer entender pelo seu povo, Javé teria que escrever na língua deles em suas tábuas de pedra, em Ex 31:18, é dito que Javé escreveu com seu próprio “dedo”: “18  E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”. Teria se utilizado de uma caneta laser para esculpir tal texto? O ponto: “também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas”, revela que a forma de escrever de Javé já era familiar para eles.

 

                         Um fato semelhante também ocorreu para a formação da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida por Mórmons, quando em 1827, o americano Joseph Smith Jr recebe de um suposto anjo, Morôni, tábuas de ouro com escritos e o condiciona a traduzi-las.

 

                            Em 1820, Joseph Smith foi ao bosque para orar e teve a seguinte experiência, de acordo com a sua narração: “Vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim […] Quando a luz pousou sobre mim, vi dois personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!”. Segundo Smith, estes seriam Deus e Jesus Cristo e eles teriam encarregado-o de restaurar a igreja de Cristo na terra. Quatro anos após, Smith receberia a visita de uma entidade denominada Morôni. Esse encontro é assim relatado por Smith:“[O Anjo] chamou-me pelo nome e disse-me que era um mensageiro enviado a mim da presença de Deus e que seu nome era Morôni; que tinha uma obra a ser executada por mim… Disse-me que havia um livro escondido, escrito em placas de ouro, que continha um relato dos antigos habitantes deste continente, assim como de sua origem e procedência. Disse também que o livro continha a plenitude do evangelho eterno, tal como fora entregue pelo Salvador aos antigos habitantes”. Esse tal livro de ouro estava enterrado em um morro próximo e junto com ele estavam duas pedras em forma de arco de prata presas a um peitoral, chamados de Urim e Tumim (essas pedras também são citadas na Bíblia em várias passagens como em Ex 28:30: “Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Aarão, quando entrar diante do Senhor: assim, Aarão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração, diante do Senhor, continuamente.”) elas teriam sido preparadas por “Deus” para ajudá-lo a traduzir as tábuas de ouro, seria uma espécie de óculos com funções avançadas de tradução. Depois de traduzidas, as tábuas de ouro foram devolvidas ao anjo. Dessas traduções surgiria a base de uma nova religião, a Igreja dos Santos dos Últimos Dias, os Mórmons.

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page