top of page

A mão do Senhor atua sobre o gado dos egípcios

Ex 9:1-7

1  Depois o SENHOR disse a Moisés: Vai a Faraó, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. 2  Porque se recusares deixá-los ir, e ainda por força os detiveres, 3  Eis que a mão do SENHOR será sobre teu gado, que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois, e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima. 4  E o SENHOR fará separação entre o gado dos israelitas e o gado dos egípcios, para que nada morra de tudo o que for dos filhos de Israel. 5  E o SENHOR assinalou certo tempo, dizendo: Amanhã fará o SENHOR esta coisa na terra. 6  E o SENHOR fez isso no dia seguinte, e todo o gado dos egípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel não morreu nenhum. 7  E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de Israel não morrera nenhum; porém o coração de Faraó se agravou, e não deixou ir o povo.

 

                      O deus de Israel procura de toda forma intimidar o faraó. Desta vez, aniquila todo o gado dos egípcios, poupando de maneira incrível o dos israelitas. Novamente é necessário o período de um dia para tal feito. Quais seriam as maneiras imagináveis para que tal coisa seja feita? Algumas possibilidades me vêm à mente:

1-      Algo contaminado que somente o gado dos egípcios consumiria como água, ração, pasto etc.

2-      Alguma peste bovina específica da raça criada pelos egípcios.

3-      Uma ação realizada durante a noite, um massacre com a utilização de algum instrumento, como uma aplicação injetável de um veneno mortal em cada animal.

 

                      A localização distanciada do cativeiro Israelita (na cidade de Gósen) em relação aos estábulos egípcios, protegia os rebanhos judeus.

                           A Bíblia, assim como muitos ou todos os escritos antigos relacionados à fé, ou não, devem ser estudados profundamente e acredito que devemos utilizar para isso uma mente livre e curiosa. Esses textos são de uma riqueza imensa e somos seres pensantes, devemos utilizar nossas capacidades intelectuais para buscar o conhecimento, sem incorrer em ofensas aos mistérios do divino. Devemos ler e interpretar à luz da lógica, do bom senso e da fé. Não sou dono da verdade. Abro as portas para o questionamento.

 

bottom of page