top of page

A nave do SENHOR pousa novamente no monte

Ex 20:18-26

18  E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe. 19  E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. 20  E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis. 21  E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava. 22  Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco. 23  Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós. 24  Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei. 25  E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas (trabalhada); se sobre ele levantares o teu buril (Instrumento para lavrar pedra), profaná-lo-ás. 26  Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles.

 

                    A nave de Javé pousa novamente no monte e o povo teme se aproximar e vê o SENHOR. O medo de morrer ao vê-lo é constante, esse medo é usado por Javé para obter do seu povo obediência e uma retidão para com os seus preceitos. As roupas dos sacerdotes responsáveis pelos rituais eram como vestidos sem peças íntimas. O SENHOR não desejaria que ficassem à mostra as partes íntimas de seus auxiliares para os outros participantes dos holocaustos, “26  Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles”.

                    Do capítulo 21 ao 23 são expostas as leis de Javé para com o povo de Israel. Alguns pontos significantes foram aqui selecionados. As leis são coerentes com os costumes e a forma de vida do povo de Israel. Porém, é interessante que Javé tenha se predisposto a detalhar um código de conduta para o seu povo de forma tão técnica, observando em detalhes situações como pequenos roubos, atitudes sexuais, determinando períodos e formas de comemoração de festas específicas e até punições para delitos causados por animais ou seus donos. Talvez seja mais coerente acreditar, como já foi afirmado anteriormente, que Moisés e seus sacerdotes anciões tenham inserido as suas regras de comportamento ao lado das leis do SENHOR para adquirir status de lei imposta por um ser divino ou apenas para reafirmar o que já seria fruto de costumes antigos.

 

bottom of page