top of page

A vara de Moisés transforma-se em cobra

Ex 4:1-9

1  ENTÃO respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. 2  E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. 3  E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela. 4  Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão; 5  Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. 6  E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve. 7  E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne. 8  E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal; 9  E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.

 

              Moisés não acha que os egípcios irão crer que ele foi visitado por seu deus, e para que isso ocorra, Javé pede a ele que realize alguns truques dignos de mágicos de auditórios: transformar uma vara em cobra, uma mão sadia em leprosa e água do rio em sangue etc. Um espetáculo para impressionar os espectadores presentes, algo realmente incrível, porém apenas truques para a mente e os olhos admirados, mas nem de longe, nenhum deles poderia ser considerado ato relacionado a uma divindade.

              Vamos agora ver outros textos referentes a essa vara mágica e o que ela traz de resultado:

 

Jó 9:34: “tire a sua vara de cima de mim, e não me amedronte o seu terror”.

 

Jó 21:9 “As suas casas têm paz, sem temor; e a vara de Deus não está sobre eles”.

 

              Em Lamentações 3:1-2; “1 Eu sou o homem que viu a aflição causada pela vara do seu furor. 2 Ele me levou e me fez andar em trevas e não na luz”.

              Davi disse em Salmos 23:4: "ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”, Davi nunca teve paz em seu reinado, quando não estava em guerra, Javé lhe promovia uma.

E depois de tanto ser utilizada por seu povo, Javé resolve destruí-la, em Zc 11:10: “e tomei a minha vara graça, e a quebrei, para desfazer o meu pacto, que tinha estabelecido com todos os povos”.

 

 

 

 

 

bottom of page