Amaleque peleja contra os israelitas
Ex 17:8-14
8 Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. 9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro (Pequeno monte), e a vara de Deus estará na minha mão. 10 E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. 11 E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. 12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. 13 E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada. 14 Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
Amaleque era filho de Elifaz, primogênito de Esaú, com sua concubina Timna. (Gn 36:12, “12 E Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque. Estes são os filhos de Ada, mulher de Esaú.”), ele era neto de Esaú, o irmão de Jacó, que era filho de Isaac e neto de Abraão, por que então atacava os israelitas?
De acordo com o texto bíblico, ele se levantou contra Israel sem causa, porém não sem aviso, já que o próprio SENHOR (Javé) disse várias vezes aos israelitas que ele deveria ser eliminado: Dt.25.17-18; (17 Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito;18 Como te saiu ao encontro no caminho, e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam atrás de ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus.), 1Samuel 15.3.( 3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.). Por que os amelequitas, a tribo de Ameleque, perseguiam seus conterrâneos? O que levou Ameleque a não adorar o SENHOR (Javé) como assim fizera os seus parentes Esaú, Isaac e Abraão; grandes nomes da fé?
Desta vez é revelado um detalhe para o funcionamento da vara de Moisés: é preciso que o seu braço esteja levantado para que o “aparelho” fique suspenso e funcione corretamente; ”11 E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.”. Para manter suas mãos segurando firmemente a vara em uma posição elevada, foi preciso colocar Moisés em uma posição confortável, pois ele ficaria até o anoitecer desta forma: ”12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.”. Era necessário que Moisés a segurasse durante todo este tempo, assim, Arão e Hur se colocaram ao seu lado sustentando suas mãos e o assentaram em uma pedra. A vara, ou controle, precisaria neste caso, estar a uma determinada altura, e não sendo bastante suficiente, era preciso que Moisés a elevasse mais um pouco, como se fosse um aparelho de celular em que em determinadas localidades precisasse “buscar” o sinal da torre mais próxima. A vara se revela cada vez mais como um controle remoto, um aparelho tecnológico que envia algum tipo de sinal para que se ative o mecanismo das realizações das “maravilhas do SENHOR”.