Caim mata o seu irmão Abel
Gn 4: 3-15 "3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. 8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. 9 E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. 11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. 13 Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará. 15 O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse".
Muitos se perguntam o porquê de Javé não ter aceitado a oferenda de Caim e ter aceitado a de Abel. Por que Javé rejeitaria a oferta de Caim? Ou então, qual seria a finalidade deste ritual? Depois de rejeitado Caim, tomado pela inveja, mata o irmão.
A Bíblia deixa estas questões sem respostas suficientes, no entanto, o livro apócrifo A criação do universo revela que Adão e Eva tiveram outros filhos e que duas deles estariam dadas em casamento com os irmãos Caim e Abel e que no ritual realizado, um casamento, a mulher que seria esposa de Caim fora passada para Abel, pois a oferta de Caim foi rejeitada. Assim, Caim não teria o direito de se casar com sua irmã e Abel ficaria com as duas.
Também assim é dito no livro Kebra Negast – O livro da glória dos reis da Etiópia:
Capítulo I
...
4. Concernente a inveja
"Caim tinha inveja de Abel pela preferência de Adão, Satã colocou mais inveja no coração de Caim, após Deus não ter aceitado um sacrifico seu e ter dado, através de Adão, a Abel as duas irmãs (criadas para multiplicar a espécie no mundo) como esposas deixando Caim só. Sem herdeiros (após o crime) Deus deu a Adão, Seth, que passaria agora a ser o herdeiro".
Depois de matar Abel, Caim teme ser morto por outros humanos, mas por que essa preocupação? No capítulo 1, versículos 27e 28, é dito: “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.”, portanto, já existiam outros seres humanos muito antes de Adão e Eva. O fato do deus de Israel se utilizar de uma marca para que outras pessoas não procurassem matar Caim, pelo que fez contra seu irmão Abel.
Que marca seria essa? Para os antigos sumérios, seria a eliminação de sua barba e que provavelmente essa característica originaria os ameríndios, indígenas americanos. Para os Mórmons, segundo o livro de Moisés 7:22, seria a cor da pele, Caim teria sua pele enegrecida como marca, o que daria origem à raça negra africana: “22 E Enoque também viu os remanescentes do povo que eram os filhos de Adão; e eram uma mistura de toda a semente de Adão, exceto a de Caim, pois a semente de Caim era a negra e não tinha lugar entre eles”. A tradição judaica menciona que Deus teria colocado chifres em Caim e a sua morte seria atribuída ao seu parente Lameque: Gênesis 8:23-24, "E disse Lameque as suas mulheres: Ada e Zilla, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito; porque eu matei um varão por minha ferida, e um mancebo por minha pisadura. 24.Porque sete vezes Caim será castigado, mas Lameque setenta vezes sete." Lameque se auto-inflige a punição que Deus atribuiu a quem viesse matar Caim.