top of page

De pés descalços na terra santa

Ex 3:5-6

5  E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. 6  Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

 

                   Por qual razão Moisés tem medo de olhar diretamente para Javé? Qual seria o motivo da grande proibição de ver a face de deus? Por que o ato de ver o rosto de Javé é “punido” com a morte?

                   Na mitologia grega, Medusa, uma das três górgonas, era um monstro que tinha cobras no lugar dos cabelos e transformava todos que a olhassem em pedra, o que seria uma espécie de morte.

                   No Novo Testamento, também vemos que João, o apóstolo, ao ser arrebatado em espírito, na Ilha de Patmos, não suportou fixar os olhos no Jesus glorificado. Por isso, disse: “E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o primeiro e o último” (Ap 1.17), porém, parece não existir correlação entre as duas passagens, já que a imagem de Jesus glorificado não o mataria de fato.

                   Mais à frente em Ex 33:18-23: “18  Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. 19  Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. 20  E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. 21  Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. 22  E acontecerá que, quando a minha glória passar, por-te-ei numa fenda da penha (rochedo), e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. 23  E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá”. Seria uma visão tão aterrorizadora que ao vê-la o homem morreria de medo?

                   Veja que em João 5:37, é dito: “E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer”.

E Jesus disse: “Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto”, João 6:46.

                    Porém, contrariando isto, depois de Javé responder a Jó, este disse: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5).

                    Javé disse de Moisés: “Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR” (Números 12:8). “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face” (Deuteronômio 34:10). 

                   O próprio Javé nos revela que não seria apenas um ato pecaminoso observar o rosto de “deus”. Mas sim, que ele possuía alguma forma de luz ou energia que emanaria de sua face e que para um ser humano essa energia seria fatal. Porém, Moisés parecia não ser um homem comum, ele falava diretamente com Javé e apesar de não ver especificamente o rosto de seu deus, sofre uma espécie de reação na pele de sua face. Ela fica reluzente de tal maneira que assusta seus companheiros.

 

 

 

Ex 34:29-35

29  E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele. 30  Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele.31  Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se a ele; e Moisés lhes falou. 32  Depois chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o SENHOR falara com ele no monte Sinai. 33  Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto. 34  Porém, entrando Moisés perante o SENHOR, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado. 35  Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele.

 

                                                                                                     Recorrendo ao Mahabarata

 

Vejamos o que nos diz O Mahabarata, o livro sagrado hindu:

 

                  Arjuna (discípulo guerreiro) indaga o deus Krisna sobre a sua verdadeira forma. Ó senhor, você é tal como você disse; apesar disto, eu gostaria de ver a sua forma divina, ó ser supremo (11.03). O senhor krishna disse: Ó arjuna, contemple minhas centenas de milhares de vários tipos de formas divinas, de diferentes cores e aspectos. ...Mas você não pode me ver com seus olhos físicos; portanto, eu darei a você o olho divino para que veja o meu majestoso poder e glória (11.08). ...Arjuna viu a forma universal do senhor com muitas mãos e olhos, infinitas e maravilhosas imagens; com inúmeros ornamentos; segurando muitas armas divinas; vestindo guirlandas e roupas divinas, untadas com perfumes e óleos celestes; pleno de todas as maravilhas; deus de ilimitadas faces por todos os lados (11.10-11). ...Tendo visto a forma cósmica do senhor, Arjuna ficou cheio de espanto; e seus cabelos se arrepiaram; abaixou a cabeça para o senhor, e pediu-lhe com as mãos postas (11.14). Arjuna disse: ...  Ó senhor do universo, eu vejo você em todos os lugares com infinitas formas, com muitas armas, ventres, faces e olhos... Eu vejo você com suas cabeças, claves, disco, e brilho radiante difícil de ser contemplado; tudo ao seu redor cintila com um imensurável brilho e como flamejantes chamas do sol (11.17). ... Vendo suas infinitas formas com muitas bocas, olhos, armas, cochas, pés, ventres, e dentes pontiagudos, os mundos tremem de medo, e assim faço eu, ó magnífico senhor (11.22-23). Eu estou amedrontado, e não encontro nem a paz nem a coragem, Ó krishna, após ver a sua refulgente forma multicolorida tocando o céu, e suas bocas escancaradas, com um grande brilho nos olhos (11.24). Eu perco meus sentidos de direção, e não me sinto confortável após ver sua bocas, com terríveis dentes brilhantes, como o fogo cósmico da dissolução...

                    Poderíamos encontrar incríveis semelhanças entre o deus hindu Krisna e o deus de Moisés, não?

 

                                                                                                Recorrendo aos apócrifos

 

                    Essa passagem do apócrifo, A história do universo, encontrado nas cavernas de Qumran (Israel), nos revela um ser bastante semelhante a um homem, jovem e de um brilho espetacular em sua face.

 

                                                                                        Manuscritos de Qumran (Mar Morto)

                                                                                     Gênese Apócrifo - A história do universo

 

Cap. VI

. ... Em meio às trevas, Caim discerniu o vulto branco do cordeiro sendo erguido para o altar pelas mãos do pai - esse incansável sacerdote que sempre estava implorando ao Criador pela salvação de seu amado filho. Com a mão erguida, Adão preparava-se para o golpe que poderia, quem sabe, quebrar no coração de Caim sua incredulidade, fazendo nascer num só momento a crença na salvação. De seus lábios escapa-se então a prece da fé: - Pai Eterno, ouve o meu pedido; Meu filho precisa de Ti! Somente um olhar Teu poderá conquistá-lo. Venha Senhor!! Esta oração sincera caiu nos ouvidos daquele filho comovendo-o. Somente a prece já seria suficiente para convencê-lo da existência real de um Salvador. Enquanto enxuga as lágrimas da emoção, Caim estremece ao ouvir o ruído do golpe da morte. Tudo era solene naquele momento; Viria o Criador do mundo em resposta à oração do amor?! Como O encararia em sua incredulidade?! Um forte brilho envolveu logo toda a colina banhando também o vale oriental. Os olhos arregalados de Caim pousaram então nos olhos amáveis do Criador, que trazia na face um brilho superior ao do sol, mas não ofuscante. Contemplando-o com admiração, Caim exclamou: - Ele é jovem como eu, e se parece com o Sol!

 

                      Na mitologia grega, Zeus engravida Sêmele e oferece a ela um pedido que ele não poderia se negar a cumprir. Ela então pede que Zeus se revele para ela na sua verdadeira forma, como fazia para Hera. Zeus não foge a sua promessa e surge em uma carruagem repleta de raios e trovões e Sêmele, ao ver aquela imagem, não suporta a luz divina e morre. Seu filho, Dionísio, seria retirado pelo próprio Zeus de seu ventre e colocado na sua coxa para continuar a gestação.

 

 

bottom of page