E o destruidor verá o sangue e não entrará em sua casa
Ex 12:23, “23 Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir”.
Quem seria esse destruidor? O SENHOR (Javé) estaria na companhia de um ser aniquilador que realizaria a tarefa da chacina dos primogênitos, o anjo da morte? Ou apenas seria essa uma figura de linguagem para representar a morte em si?
A palavra, destruidor, em hebraico é Abadon e em grego é Apólion. Então, vejamos o que é dito em Apocalipse 9:11, “E tinham sobre si um rei, o anjo do abismo; em hebreu, era o seu nome Abadon, em grego Apólion”, estaria Javé na companhia do anjo do abismo (Satanás)? Da mesma forma é dito em II Samuel 24:15-16, “15 Então enviou o Senhor a peste a Israel, desde pela manhã até ao tempo determinado, e, desde Dan até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.16 Estendendo, pois, o anjo, a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Arauna, o jebuseu”.