top of page

Javé manda Moisés e os anciãos subir ao monte

Ex 24:1-18

1  DEPOIS disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe. 2  E só Moisés se chegará ao SENHOR; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele. 3  Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do SENHOR, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o SENHOR tem falado, faremos. 4  Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; 5  E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao SENHOR sacrifícios pacíficos de bezerros. 6  E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. 7  E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos. 8  Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras. 9  E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. 10  E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. 11  Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam. 12  Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar. 13  E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus. 14  E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; e eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver algum negócio, se chegará a eles. 15  E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte. 16  E a glória do SENHOR repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem. 17  E o parecer da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. 18  E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.

 

                   Sabemos que os dez mandamentos foram dados a Moisés pelo próprio Javé, escrito de seu próprio punho, ou melhor, dedo, em tábuas de pedras. Mas por que em pedras? Por que Javé se utilizaria de uma forma tão arcaica para escrever suas leis? Talvez pela característica de grande durabilidade da pedra.

 

                Primeiramente, Moisés conta ao seu povo o que o SENHOR lhe havia dito e escreveu tudo no livro da aliança, que não teria sido entregue pelo SENHOR e seria provavelmente um livro comum contendo as leis convencionadas entre Javé e Moisés (ou seria o livro dos segredos da Cabala?). Após jogar o sangue sobre seu povo, em um ritual muito sinistro. Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta dos anciãos de Israel sobem novamente ao monte para falar com Javé. Desta vez é revelado um detalhe que aparentemente nada significaria. Porém, se observarmos melhor, percebemos que esse detalhe vem provar a materialidade daquele ser que se diz Deus. Já que seus pés sustentavam um corpo, apoiados sobre uma estrutura de pedra de safira. À distância, eles observam aquele ser constituído de matéria, determinar que somente Moisés suba ao monte, onde dentro de uma nuvem estaria sua glória. Javé estaria dentro de uma nuvem, oculto, porém sua nave expelia fogo que queimava o que estivesse ao alcance.

             Do capítulo 25 ao 40 (final do livro Êxodo),  Moisés se ocupa a descrever em detalhes  todos as coisas necessárias para se criar um tabernáculo de adoração ao SENHOR (Javé) de acordo a lhe ser agradável, porém é subentendido que o grande objetivo desse tabernáculo seria abrigar a misteriosa arca da aliança. Selecionei alguns pontos que considerei interessantes:

 

Ex 25:1-7                                                                                     

1  ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 2  Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada (elevada); de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. 3  E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, 4  E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pelos de cabras, 5  E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia, 6  Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, 7  Pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.

Com que finalidade Javé solicitaria materiais tão diversos?

                   Os metais e as pedras preciosas se destinariam a confecção da arca da aliança, um artefato muito poderoso e muito tecnológico?

 

bottom of page