top of page

Javé proíbe comer a gordura

 

Lv 7: 22-24

22  Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 23  Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis; 24  Porém pode-se usar da gordura de corpo morto, e da gordura do dilacerado por feras, para toda a obra, mas de nenhuma maneira a comereis;

 

                            Javé teria preocupações com a saúde de seu povo e por isso o proibia de comerem determinados tipos de “alimentos”? A gordura é permitida “para toda a obra”, ou seja, nos rituais. O SENHOR (Javé) não queria que o seu povo comesse, mas isso poderia ser ofertado a ele através dos rituais e ele adorava.

                       O conceito de animais impuros (comida pecaminosa) é muito forte no judaísmo e no islamismo, onde comer carne de porco, por exemplo, tornaria impura a pessoa. Porém, essa ideia foi abolida no cristianismo. Pedro afirma em Atos 11: 1-8, “1 Os apóstolos e os irmãos que estavam na Judeia, souberam que também os gentios (não judeus) haviam recebido a palavra de Deus. 2 Quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, dizendo: 3 Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles.4 Mas Pedro, começando a falar, lhes fez uma exposição por ordem, dizendo: 5 Eu estava na cidade de Jope orando, e em êxtase tive uma visão em que via descer um objeto, como se fora uma grande toalha que era baixada do céu pelas quatro pontas, e chegar até perto de mim; 6 olhando-a atentamente, eu notava, e vi quadrúpedes da terra, feras, répteis e aves do céu. 7 Ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come. 8  Mas eu respondi: De nenhum modo, Senhor, porque nunca entrou na minha boca coisa impura ou imunda. Segunda vez falou a voz do céu: Ao que Deus purificou, não faças tu impuro”. Também foi dito por Jesus em Marco 7:5-20, “ 5 Depois, perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? 6 E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim; 7 Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. 8 Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. ... 14 E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei.15 Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele, isso é que contamina o homem. ... 17 Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.18 E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19 Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? 20 E dizia: O que sai do homem, isso contamina o homem.

bottom of page