top of page

Mais uma promessa não cumprida do Faraó

Ex 10:24-26

24  Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças. 25  Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR nosso Deus. 26  E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao SENHOR nosso Deus;

 

                        porque não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá.

                        Novamente o faraó faz uma proposta a Moisés que não irá cumprir. Desta vez promete liberar homens e crianças para o grande sacrifício no deserto. Como seriam utilizadas essas crianças nesses rituais?

                        Moisés, no entanto, não aceita a proposta, pois sabe que o seu deus exige a imolação também de animais em sacrifício e homenagem a ele.

                        Que o deus de Israel é sanguinário, já sabemos. Porém, o motivo para tal comportamento ainda é um mistério. O que levaria um ser tão poderoso exigir carne e sangue de animais ou até seres humanos para si? Para que serviria esse “material”? Para consumi-lo como alimento, como assim é descrito no mito de Gilgamesh? Estaria o SENHOR (Javé) necessitando de comida periodicamente e se utilizaria da devoção de seus súditos para obtê-la sem muito esforço? Estaria necessitando o SENHOR de material genético para alguma forma de experiência? Novamente nada disso parece divino.

 

bottom of page