Moisés intercede pelo povo
Ex 32:30-35 ( Ex 32:11-14 Dt 9:25-29 )
30 E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura farei propiciação por vosso pecado. 31 Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. 32 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. 33 Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. 34 Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado. 35 Assim feriu o SENHOR o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado.
Moisés pede perdão para o seu povo pelo pecado da adoração a outro deus e Javé afirma que riscará os nomes dos que pecaram por idolatria, do seu livro, provavelmente os que foram mortos à espada. A existência de um livro divino onde estariam escritos os nomes dos salvos não parece ser algo literal, mas sim, uma alegoria, Javé não teria tal livro, mas manteria em seu conceito pessoas consideradas fiéis a si.
Se tal livro existisse, seria mais uma prova que o deus de Israel seria um ser físico e não um espírito divino. Seria esse livro um artefato tecnológico, um tipo de notebook?