top of page

Moisés, o esposo sanguinário

 

Ex 4:24-26

24  E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o quis matar. 25  Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. 26  E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.

 

                       Aparentemente, Moisés foi negligente e não circuncidou o seu filho. A circuncisão era um sinal de fidelidade, um pacto com Javé, Gn 17:10-14 “10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. ...14  E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança”.

                       A estranheza dessa passagem está no encontro casual entre eles e o seu deus e no fato de ele querer matá-lo, certamente por Moisés não ter circuncidado o seu filho, incorrendo em desobediência ao seu deus.  Zípora faz de muito contra gosto esse ato e se revolta contra Moisés pela sua obrigatoriedade em cumprir esse ritual.

                      O porquê dessa estranha aliança é um mistério. Por que Javé exigiria esse ato para que um indivíduo fizesse parte do seu povo?

                      O que fez Moisés esquecer a aliança com o seu deus e não circuncidar o seu filho primogênito, Gerson? Moisés não teria circuncidado Gerson por temor da reação de sua esposa Zípora, que era contrária a tal ato bárbaro? Naquele momento, ela reconheceu que o costume que tinha achado tão atroz era, na verdade, de grande importância para o deus que eles adoravam. Javé teria dessa forma forçado Zípora a realizar o ato da circuncisão em seu filho no lugar do seu esposo e ela logo após teria se separado de Moisés por esse motivo. Como podemos compreender isto, se Javé estava chamando a Moisés para uma missão? Teria lhe feito promessas e de repente queria matá-lo? Zípora, não desejando que seu esposo morresse, realizou de má vontade a circuncisão de seu filho e provavelmente abandonou-o, voltando para casa de seu pai, Jetro. Depois o seu sogro leva-os de volta para Moisés, Ex 18:5-6:”5  Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado, 6  Disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela”.

bottom of page