top of page

Moisés quebra as tábuas do testemunho

 

Ex 32:19-29

19  E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; 20  E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel. 21  E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado? 22 

 

                       Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal; 23  E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito. 24  Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro. 25  E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos, 26  Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do SENHOR, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi. 27  E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. 28  E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens. 29  Porquanto Moisés tinha dito:                                         Consagrai hoje as vossas mãos ao SENHOR; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção.

                       Ocorreu uma verdadeira chacina por causa da idolatria do povo de Israel ao bezerro de ouro. Teria ocorrido provavelmente um ritual sexual, já que eles estavam nus. Morreram nessa ocasião aproximadamente três mil homens. Mas afinal quantas pessoas vagavam pelo deserto?                                 Estaria esse valor numérico de mortos colocado de maneira exagerada ao extremo, pois se morreram três mil, era de se supor que a tribo se constituísse de uma quantidade bem maior, talvez uns vinte mil ou mais. Como conceber uma coisa tão absurda como esta? Como tantas pessoas poderiam vagar por 40 anos pelo deserto e serem satisfeitas em suas necessidades essenciais e vitais? Segundo o livro de números, a quantidade é bem maior: Nm 1:46 “Todos os contados, pois, foram seiscentos e três mil, quinhentos e cinquenta”. E ainda é preciso lembrar que nessa conta não foram incluídos os levitas.

                        A adoração ao deus de Israel subjugava as próprias leis dos israelitas, onde estaria à confirmação da obediência a mandamentos como: amar ao próximo como a si mesmo ou não matará?

bottom of page