top of page

 

Moisés, servo do SENHOR, morre na terra de Moabe

 

 

Dt  34:1-6

1  Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã; ... 4  E disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás. 5  Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR. 6  E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.

 

                        A morte de Moisés não é detalhada e não é informada a sua causa, porém não é ilógico afirmar que a sua vida foi tirada por Javé da mesma forma que foi a do seu irmão Arão e que também pelo SENHOR ele foi “sepultado”. De que forma Javé fez isso? Como foram mortos os dois irmãos?

                        Analisando de outra forma, poderíamos também afirmar que não seria incoerente dizer que os irmãos não morreram de fato, mas que a palavra foi usada no sentido de que eles desapareceram para o seu povo, ou seja, que eles não existiriam mais na forma física, corporal ou que não ficariam, mais na terra, junto aos seus parentes terrestres, pois eles foram recolhidos aos seus parentes celestiais. Nenhum dos dois teve seu corpo levado ao seu povo para ser velado como de costume, e em Judas 1: 9 é dito: "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés". Não é estranho? O correto não seria que o diabo disputasse a alma e não o corpo de Moisés? Já em Mateus 17 no episódio da transfiguração de Jesus Cristo é dito que ele estaria em companhia de Elias, que não morreu, mas foi arrebatado ou seria abduzido? “11 De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo puxado por cavalos de fogo que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho.”, (II Reis 2:11), o que contradiz João 3:13 "Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu." E reafirma a não divindade desses seres ou seria o contrário?

                        Assim, o Pentateuco se encerra com a “morte” do representante direto do SENHOR (Javé) na terra, relatado em suas páginas. Aquele a quem o SENHOR confiava suas ordens e seus preceitos, aquele que andava e conversava diretamente com ele sem ser afetado pela morte. A ele também não foi dado o direito de entrar na terra prometida. O servo do SENHOR provavelmente retornaria ao convívio dos seres celestiais, seus conterrâneos.

                        Diante de tudo que foi exposto até aqui, é inegável que algumas posições devem ser revistas em relação aos livros de Moisés e até mesmo na plenitude do antigo testamento. A Bíblia é um livro magnífico, repleto de sabedoria, porém esse conhecimento não é de fácil acesso e entendimento, de forma codificada ou em parábolas, quando não em simbologias. Ela é um manual para a humanidade, nela está contida a verdade.                               Mas, talvez devamos usar além da fé, as lentes da dúvida e desprendimento para encontrá-la. Desta forma, podemos questionar o texto sem amarras e duvidar de maneira lícita e respeitosa para irmos de encontro à verdade.

bottom of page