top of page

Noé era filho dos anjos?

 

                        Não existe muita informação a respeito de Noé na Bíblia, ela apenas diz quem foi seu pai. No entanto o seu nascimento é cercado de mistérios e é somente nos apócrifos que podemos obter estas informações.

Porém, no Livro de Enoque, no capítulo 105  é relatado o seguinte:

 

Capítulo 105

1 Depois de um tempo, meu filho Matusalém tomou uma esposa para seu filho Lameque. 2 Ela ficou grávida dele, e deu um filho, a carne do qual era tão branca quanto a neve, e vermelho como uma rosa; o cabelo de sua cabeça era branco como o algodão, e longo; e cujos olhos eram belos. Quando ele os abriu, ele iluminou toda a casa, como o sol; toda a casa abundou de luz.  3 E quando ele foi tirado da mão da parteira, Lameque seu pai ficou com medo dele; e correndo rapidamente veio ao seu próprio pai Matusalém e disse: Eu gerei um filho, diferente dos outros filhos. Ele não é humano; mas, assemelhando-se à geração dos anjos do céu, é de uma natureza diferente dos nossos, sendo completamente diferente de nós. 4 Seus olhos são brilhantes como os raios do sol; seu semblante é glorioso, e ele parece como se não pertencesse a mim, mas aos anjos.  5 Eu estou temeroso de que algo miraculoso deva acontecer na terra nestes dias.  6 E agora meu pai, deixa-me pedir e requerer de ti ir ao nosso progenitor Enoque, e aprender dele a verdade; pois sua residência é com os anjos. 7 Quando Matusalém ouviu as palavras de seu filho, e veio a mim nas extremidades da terra; pois ele estava informado de que eu estava lá: e ele chorou.  8 Eu ouvi sua voz, e fui a ele dizendo: Vede, eu estou aqui, meu filho; já que tu vieste a mim. 9 Ele respondeu e disse: Por causa de um grande evento eu venho a ti; e por causa de uma visão difícil de ser compreendida eu me aproximei de ti.  10 E agora, meu pai, ouvi-me; pois ao meu filho Lameque um filho nasceu, o qual não se parece com ele; e cuja natureza não é igual à natureza do homem. Sua cor é mais branca que a neve; ele é mais vermelho que a rosa; o cabelo de sua cabeça é mais branco que a lã; seus olhos são iguais aos raios do sol; e quando ele abriu-os ele iluminou toda a casa. 11 Quando ele foi tomado ma mão da parteira,  12 Seu pai Lameque temeu, e fugiu para mim, não acreditando que a criança pertencesse a ele, mas que ele assemelha-se aos anjos do céu. E eis que eu vim a ti para que possas me apontar a verdade.  13 Então eu, Enoque, respondi e disse: O Senhor efetuará uma nova coisa sobre a terra. Isto eu tenho explicado, e visto numa visão. Eu tenho mostrado a ti que nas gerações de Jared meu pai, aqueles que estavam no céu desconsideraram a palavra do Senhor. Eis que eles cometeram crimes; deixaram de lado sua classe, e misturaram-se com mulheres. Com elas também eles transgrediram; casaram-se com elas e geraram filhos.

                       Depois deste versículo, um papiro grego acrescenta: "os quais não são iguais aos seres espirituais, mas criaturas de carne" 14 Uma grande destruição, portanto virá sobre toda a terra; um dilúvio, uma grande destruição, tomará lugar em um ano.  15 Esta criança que nasceu ao teu filho sobreviverá na terra, e seus três filhos serão salvos com ele. Enquanto toda a humanidade que está na terra morrerá, ele estará a salvo.  16 E sua posteridade procriará na terra os gigantes, não espirituais, mas carnais. Sobre a terra uma grande punição será infligida, e ela será lavada de toda corrupção. Agora, portanto, informa ao teu filho Lameque que aquele que é nascido é seu filho na verdade; e seu nome será chamado Noé, pois ele será um sobrevivente. Ele e seus filhos serão salvos da corrupção que tomará lugar no mundo; de todo o pecado e de toda a iniquidade que consumirá a terra em seus dias. Depois disso haverá uma impiedade maior do que aquela que antes havia se consumado na terra; pois eu estou familiarizado com santos mistérios, que o próprio Senhor descobriu e explicou a mim; e os quais eu li nas tábuas do céu. 17 Nelas eu vi escrito, que geração após geração transgredirá, até que, até que uma raça de justo se levantará; até que transgressão e crime desapareçam da face da terra; até que toda bondade venha sobre ela.  18 E agora, meu filho, vai dizer ao teu filho Lameque;  19 Que a criança que é nascida é na verdade seu filho; e que não há decepção.  20 Quando Matusalém ouviu as palavras de seu pai Enoque, o qual lhe havia mostrado toda coisa secreta, ele retornou com entendimento, e chamou o nome da criança Noé; porque ele consolou a terra por causa de toda sua destruição.

 

                       Baseado neste texto podemos chegar a conclusão de que Noé seria mais um dos “Filhos de deus” com as “Filhas dos homens”?  Noé seria um “semideus”?

 

                       Para os Judeus (e também para a maioria dos cristãos) não existe inspiração divina  nos textos do apócrifo de Enoque, já que segundo a crença, os anjos não teriam sexo, portanto não poderiamcopular com as mulheres terremas. Além disso, segundo eles, Enoque provavelmente não existiria mais, portanto Matusalém não poderia ter falado de Noé a ele, de acordo com a Bíblia, no capítulo 5 do Livro de Gênesis, versículos 21 a 24: “21  E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. 22  E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. 23  E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. 24 E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”. Mas e se Enoque não tivesse morrido, mas sido resgatado (abduzido) em vida para viver com “Deus” em sua casa celestial?

                      No livro apócrifo de Enoque é relatado entre outras coisas o resgate de Enoque por “anjos” para mostrar-lhe os segredos do universo, abordo do que chamaríamos hoje de um disco voador, ou uma nave-mãe. Os seres celestiais revelam os mistérios das estrelas, dos planetas e de todo o universo. Enoque é levado ao mundo deles, ele viu suas construções que se assemelham a prédios com janelas de vidro, os tripulantes das naves usavam uma vestimenta branca como uniformes de aviadores e capacetes com viseiras transparentes e as naves saíam de algo como um enorme hangar com aberturas, ou portões, que ficavam também suspensas, próximas a terra.

 

Capítulo 70

1 Depois disso meu espírito foi ocultado, ascendendo aos céus. Eu vi os filhos dos santos anjos andando em chamas de fogo, cujas vestimentas e mantos eram brancos e cujos semblantes eram transparentes como cristal.

 

Capítulo 70

5 Ele me mostrou todas as coisas ocultas das extremidades do céu, todos os receptáculos das estrelas e o seu esplendor, desde quando elas saíram de diante da face do Santo. 6 Ele escondeu o espírito de Enoque no céu dos céus. 7 Ali eu vi no meio daquela luz uma construção levantada com pedras de gelo.

 

Capítulo 74

15 Eu vi igualmente as carruagens do céu, correndo no mundo acima daqueles portões nos quais as estrelas rodeavam, as quais nunca declinam. Um deles é maior de todos, que vai ao redor de todo o mundo.

 

Capítulo 75

1 E nas extremidades da terra eu vi doze portões abertos para todos os ventos, dos quais eles saem e sopram sobre a terra.

Os tripulantes das naves se autodenominam como: “aqueles que conduzem as estrelas do céu.”. E revelam que todos os acontecimentos estão escritos em uma espécie de livro, "o livro das tábuas do céu". Esse livro também é mencionado na Bíblia em Êxodo 32: 31-33: ”31 Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. 32 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. 33  Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro”.

 

Capítulo 79                                                                               

1 Naqueles dias Urieu respondeu-me e disse: Eu mostrei-te todas as coisas, óh Enoque; 2 E todas as coisas eu te revelei. Você viu o sol, a lua, e aqueles que conduzem as estrelas do céu, que ocasionam todas as suas operações, estações, e chegadas para retorno.

 

Capítulo 80

1 ele disse: Óh, Enoque, olha no livro que o céu tem gradualmente derramado; (86) e, lendo o que está escrito nele, entenda toda parte dele. (86) O livro que… derramado. Ou, "o livro das tábuas do céu" (Knibb, p. 186). 2 Então eu olhei em tudo o que está escrito, e entendi tudo, lendo o livro e todas as coisas escritas nele, e entendi tudo, todas as obras do homem;  3 E de todos os filhos da carne sobre a terra, durante as gerações do mundo.  4 Imediatamente depois eu vi o Senhor, o Rei da glória, o qual tem assim para sempre formado toda a estrutura do mundo... 7 Então aqueles três santos fizeram com que eu me aproximasse, e colocaram-me na terra, diante da porta da minha casa. E o trazem de volta, mas avisam que em um ano voltarão para pegá-lo de volta para o mundo deles. 8 E eles disseram-me: Explica tudo a Matusalém, teu filho; e informa a todos os teus filhos, que nenhuma carne será justificada diante do Senhor; pois Ele é seu Criador. 9 Durante um ano nós te deixaremos com teus filhos, até que tenhas novamente retomado suas forças, para que possas instruir tua família, escreve estas coisas e explica-as aos teus filhos. Mas em outro ano tu serás tomado do meio deles; ... 13 E eu retornei para meus companheiros, abençoando o Senhor dos mundos.

 

 

 

bottom of page