O Diabo, Satanás e o Dragão.
.
Existe uma grande confusão entre estes três personagens, no entanto é possível fazer uma distinção entre eles.
O Diabo, na verdade não é um único ser, mas a designação de um grupo de seres tratados como os anjos caídos, foram os anjos que se rebelaram contra Deus (Lúcifer seria um deles).
Para os judeus místicos, praticantes da Cabala, o Diabo é a figura que tentou Eva no paraíso e Jesus no deserto (Samael, o próprio Lúcifer). Ele seria também identificado como o Anjo da Morte que assassina as crianças no Egito. Um dos 7 Anjos que se prostam diante do Trono de Deus (Apocalipse), também seria o anjo que lutou com Jacó e o anjo que impediu Abraão de sacrificar Isaque.
Satanás é mais um dos nomes de Lúcifer, também denominado de Estrela da manhã ou Estrela D’alva. Jó 1:6, “E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio, também, Satanás entre eles” e em Isaías 14:12 : "Como caíste do céu, ó Lúcifer (estrela da manhã, na maioria das traduções), tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante? È interessante observar que o termo Estrela D’alva também é aplicado a outros seres celestiais ou angelicais, Jó 38:7 “Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?”. Porém em apocalipse o termo é usado para designar Jesus, o que reforça a idéia de que este termo não seja exclusivo de um ser mais de uma categoria de seres celestiais, a qual também pertencia os anjos caídos, antes da rebelião.
E o dragão? Relacionado a um animal mítico, mas que também, de certa forma pode está associado ao próprio Javé. Observem algumas descrições de sua aparência nos textos bíblicos: II Samuel 22:7-16, “7 Estando em angústia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos. 8 Então se abalou e tremeu a terra, os fundamentos dos céus se moveram e abalaram, porque ele se irou. 9 Subiu fumaça de suas narinas, e da sua boca um fogo devorador; carvões se incenderam dele. 10 E abaixou os céus, e desceu; e uma escuridão havia debaixo de seus pés. 11 E subiu sobre um querubim, e voou; e foi visto sobre as asas do vento. 12 E por tendas pôs as trevas ao redor de si; ajuntamento de águas, nuvens dos céus. 13 Pelo resplendor da sua presença brasas de fogo se acenderam. 14 Trovejou desde os céus o SENHOR; e o Altíssimo fez soar a sua voz. 15 E disparou flechas, e os dissipou; raios, e os perturbou. 16 E apareceram as profundezas do mar, e os fundamentos do mundo se descobriram; pela repreensão do SENHOR, pelo sopro do vento das suas narinas”.
Isaías 14:24-29, “24 Jurou o Senhor dos exércitos: Por certo será feito como eu decidi, e o que resolvi se cumprirá. 25. Esmagarei o assírio em minha terra e o calcarei aos pés nos meus montes. Serão livres de seu jugo, e o seu fardo não lhes pesará nos ombros. 26. Eis a decisão tomada para toda a terra; é assim que eu estendo a mão sobre todas as nações. 27. O Senhor dos exércitos decidiu, quem mudará sua sentença? Sua mão está estendida, quem o fará retirá-la? 28. Este oráculo data do ano da morte do rei Acaz: 29. Não te alegres, ó terra dos filisteus, de que tenha sido quebrada a vara que te feria, porque da estirpe da serpente nascerá uma áspide (víbora), e seu fruto será um dragão voador”.
E em Juízes, no poema cantado de Débora, temos: Jz 5:4 Ó SENHOR, saindo tu de Seir, caminhando tu desde o campo de Edom, a terra estremeceu; até os céus gotejaram; até as nuvens gotejaram águas.5 Os montes se derreteram diante do SENHOR, e até Sinai diante do SENHOR Deus de Israel.6 Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael cessaram os caminhos; e os que andavam por veredas iam por caminhos torcidos.
Já em Apocalipse 16:13 é dito: “E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs”. Seriam esses três, o dragão, o diabo e Satanás, respectivamente?
Porém, um pouco antes em Apocalipse 12:7 é dito que o Dragão seria o próprio Lúcifer: “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos.”. Se Javé pode está relacionado ao Dragão, estaria ele também associado a Lúcifer (ou Satanás), como assim nos faz crer o texto de I Crônicas 21:1? “Então o Satanás se levantou contra Israel, e incitou David a numerar a Israel”. Já que em II Samuel 24:1 é dito que foi Javé quem instigou Davi a numerar o povo de Israel. “E a ira do Senhor se tornou a acender contra Israel; e incitou a David contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá”.
No entanto, algumas traduções tentam desfazer essa confusão, colocando-os como um personagem único. Assim faz o texto da Bíblia Sagrada – Edição Pastoral (1990), Ap 12:9: esse grande dragão é a antiga Serpente, é o chamado Diabo ou satanás.
Tudo isto é muito confuso e requer um estudo muito mais aprofundado. O que você acham?