top of page

O dilúvio e a construção da arca

Gn 6: 12-16

12  E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. 13  Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. 14  Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. 15  E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. 16  Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

 

                O dilúvio é uma tragédia anunciada e também atribuída ao deus Javé como uma ferramenta de eliminação de uma geração considerada degradada (isto diante de uma avaliação do próprio Javé). Esta raça impura deveria ser eliminada da face da Terra. No entanto o deus de Israel não tem condições de impedir que o cataclismo destrua toda a vida animal e humana, e para evitar que tudo que respire seja totalmente eliminado, ele resolve se utilizar da ajuda de um pobre mortal, Noé. A necessidade da construção de um grande barco e a coleta de casais de animais revelariam a enorme dificuldade que o deus de Israel tinha em resolver a questão por sua própria vontade. Tanto ele não conseguiria impedir o dilúvio, como não conseguiria recriar toda a vida sobre a Terra. Também não conseguiria salvar Noé e sua família se utilizando do seu poder, sendo necessário à construção de um barco. A programação do evento cataclísmico se demonstra no fato da família de Noé ter terminado a construção do barco e o dilúvio só acontecer sete dias depois.

                A arca foi um projeto de engenharia perfeito, no entanto, logicamente insuficiente para o que se destinaria. Como Noé e sua pequena família, foram capazes de juntar tantos animais e colocá-los  em um espaço tão reduzido? Nos textos judaicos antigos é dito que Javé entregou para o casal Adão e Eva, tangas mágicas, capaz dentre outras maravilhas, de dominar os animais. Estas tangas foram passadas para Enoque, Matusalém e finalmente chegou a Noé que provavelmente as utilizou na tarefa para juntar os animais e colocá-los na arca.

 

 

 

 

bottom of page