top of page

O Jardim do Éden, um projeto para a corrupção da humanidade?

 

                Sempre que ouvimos falar do Jardim do Éden, associamos de imediato ao lugar onde surgiram os primeiros humanos, Adão e Eva. O jardim seria obra de Deus, um presente para os primeiros humanos, um lugar divino, onde os seus novos habitantes a nada de mal estariam sujeitos. No entanto, alguns pontos podem sugerir que este não seja exatamente o conceito correto a ser aplicado ao Jardim do Éden.  A criação do jardim é atribuída ao SENHOR, no entanto, diferentemente de toda a sua obra, este jardim não é criado, mas, plantado. Ou seja, é formado através de um trabalho físico de um “jardineiro”, que provavelmente se utilizou de mudas e sementes e moldou a estrutura para lá colocar o Adão, um ser humano que já existia. Como foi afirmado em Gn 1:26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança.”.

               No início do capítulo 2 da Gênesis é feito um pequeno resumo de toda a criação, terminando no surgimento do homem, onde não é incluído o feitio do Jardim do Éden. Depois deste resumo, a partir do versículo 8 é que se relatada a construção do Jardim do Éden. Nele, surgirá a Eva, através de um procedimento cirúrgico-genético. Eva será formada através de um material genético retirado de Adão (um osso da costela) e não do barro, como toda a humanidade e todos os seres viventes. Quem realizou este procedimento genético? Com certeza não foi Deus. Atentem para o fato de que será através deste novo ser (Eva) que o homem (Adão) e consequentemente toda a humanidade entrará em percurso de perdição.

                  O grande inimigo de Deus, Lúcifer, após ter sua rebelião desmantelada, é jogado para a Terra e promoverá a destruição da maior obrar de Deus (a alma do homem). O Jardim do Éden seria a execução deste maligno projeto? Para os judeus cabalísticos, o ser que tenta Eva é Samael (talvez o próprio Lúcifer), ele também seria o Anjo da Morte que assassinou as crianças egípcias no episódio das dez pragas, o anjo que lutou com Jacó, o anjo que impediu Abraão de sacrificar Isaque e quem tentou Jesus no deserto. A Serpente estaria pondo em prática o projeto maligno que já teria se iniciado com a construção do Jardim do Éden?

bottom of page