top of page

O sábado do SENHOR

Ex 16:25-30

25  Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo. 26  Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. 27  E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. 28  Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? 29  Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. 30  Assim repousou o povo no sétimo dia.

 

                       De alguma forma, o SENHOR (Javé) controla a produção do maná e no sétimo dia ele não seria produzido, forçando o seu povo a colher em dobro no sexto para que não falte no dia seguinte. Esse desejo do SENHOR de que o homem guarde o sábado é muito estranho. A primeira vez que ele é mencionado é em Gn 2:2-3: ”2  E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 3  E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”.                           Mas a própria escritura informa que Deu não se cansa, nem se fatiga, Isaías 40:28:  “28  Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga?. E Jesus afirmou em João 5:17-18: “17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”.

                      O que é de se esperar de um ser divino é que realmente não seja afetado por cansaço físico. Então, qual seria o verdadeiro motivo para se desejar que o seu povo guardasse o sábado?

                       Lembrança da criação – “Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre: porque em seis dias fez o Senhor os Céus e a Terra, e ao sétimo descansou, e restaurou-se.” (Êxodo 31:17).

                      Lembrança da libertação da escravidão – “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido: pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasse o dia de sábado.” (Deuteronômio 5:15).

Sinal entre Javé e os homens – “E também lhes dei os Meus sábados, para que servissem de sinal entre Mim e eles…” (Ezequiel 20:12);. “E santificai os Meus sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Ezequiel 20:20).

Seja qual for o motivo, é claro a importância que Javé dá ao sábado, pois guardá-lo seria transformado em um de seus mandamentos, o 3°. Talvez seja uma forma de impor uma adoração mais intensa, já que o descumprimento desse preceito também era severamente punido. “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” (Tiago 2:10).

 

bottom of page