top of page

Os Filhos de Deus e as filhas dos homens

 

                              Gn 6:1-8  "1 E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, 2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. 3 Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. 4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. 5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. 6 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. 7 E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 8 Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR."

                          Mas afinal quem eram os filhos de Deus que (fizeram sexo) entraram as filhas dos homens? Em Jó existem passagens que nos revelam a possível identidade dos filhos de Deus; eles seriam anjos ou seres celestiais. Jo 1:6 “6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles”. Satanás não seria um intruso nessa turma, mas mais um dos seres celestiais ou anjos. Jo 38:7n “7 Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?” No entanto, embora os anjos sejam seres espirituais revelados assim também em Hebreus 1:13-14 “13 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”, eles também podem assumir a forma humana, como nos mostra o capítulo 19, versículos 1-5 da Gênesis com os dois anjos que estavam com Ló, onde estes diante do cansaço da viajem, dormiram na praça e após isto comeram na casa de Ló e se defenderam das investidas dos depravados habitantes de Sodoma.

                             Porém, por outro lado, o apóstolo João informa que apesar de existir os filhos de Deus reais, gerados de forma não revelada, é possível se tornar filho de Deus, de maneira prática, através da “adoção” divina. João 1:12-13 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”. Jesus também foi chamado de “filho do homem”, como em João 6:62, "Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?" e em Atos 7:56, Estevão vê "o Filho do Homem, em pé à destra de Deus", portanto, Jesus apesar de ser chamado de “o filho do homem” não era humano em sua totalidade mas possuía tanto de humano que merecia esse título, apesar de sua divindade, era deus feito humano por vontade própria ou do pai. Para alguns estudiosos bíblicos, o termo “o filho do homem” significa a mesma coisa que “o homem”, “humano”.No apócrifo, O livro de Enoque, capítulo 105:13, é dito: “Eu tenho mostrado a ti que nas gerações de Jared meu pai, aqueles que estavam no céu desconsideraram a palavra do Senhor. Eis que eles cometeram crimes; deixaram de lado sua classe, e misturaram-se com mulheres. Com elas também eles transgrediram; casaram-se com elas e geraram filhos”.Portanto, chego à conclusão que não seria lógico afirmar que os filhos de Deus seriam os "bons filhos de Sete" e de que as "filhas dos homens" seriam as "más filhas de Caim".

bottom of page