Vejamos agora algumas passagens que revelam o comportamento desapegado do deus Javé para com as suas promessas e também a revelação de sua verdadeira existência.
Javé disse em Ezequiel 20:11, “11 E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles”. E depois diz no versículo 25 do mesmo capítulo: ”25 Por isso também lhes dei estatutos que não eram bons, juízos pelos quais não haviam de viver”.
Javé disse em Deuteronômio 24:16: “16 Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado”, mas muda de ideia e diz em Isaías 14:21:” 21 Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades”.
Jeová disse: “36 Também cada dia prepararás um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações, e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele; e o ungirás para santificá-lo”, Ex 29:36, mas em Jeremias 7:21-22 ele nega que tenha dito tal coisa: “21 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. 22 Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios”. Porém, se Jeremias estiver se referindo a “outra” entidade divina, a contradição se desfaz.
E olha só: Jeová declara em Ez 21:3: “3 E dize à terra de Israel: Assim diz o SENHOR: Eis que sou contra ti, e tirarei a minha espada da bainha, e exterminarei do meio de ti o justo e o ímpio”.
Jeová prometeu que expulsaria todas as nações idólatras da terra de Canaã, para não haver contaminações: “porque em todas estas coisas se contaminaram os povos que eu lanço fora, de diante da face do meu povo”; Lv 18:21-24 / 20:23 / Dt 4:35-38 / 7:1. Jeová falou a Moisés: “vai, sobe à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: à tua semente a darei. E enviarei um anjo diante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, os perizeus, e os heveus, e os jebuseus; Ex 33:1-2. Mas novamente Javé não cumpriu o que prometeu a Abraão, Isaque e Jacó. “Jeová falou ao povo: não os expulsarei de diante de vós; antes estarão às vossas ilhargas (abas), e os seus deuses vos serão por laço”, Jz 2:3., “estas, pois, são as nações que Jeová deixou ficar, para por elas tentar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam as guerras de Canaã”, Jz 3:1-4. E diante desta situação, o povo se corrompe, habitando no meio de povos “imundos”; então Jeová os vendeu ao rei da Mesopotâmia; Jz 3:5-8:. 5 Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, 6 Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses. 7 E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR, e se esqueceram do SENHOR seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote. 8 Então a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos”. Javé se encontra em uma transação “comercial” com o rei da Mesopotâmia?
Jeová prometeu, que, libertaria seu povo do domínio do Egito e o levaria a uma terra que mana leite e mel, Ex 3:8. Porém, em Canaã, Israel passou por vários cativeiros, se corrompeu cada vez mais e hoje, mesmo que em boa parte espalhados pelo mundo, ainda não vive em paz na santa terra prometida. Jeová lhes deu a beber água de fel ; Jr 23:15, “15 Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.“. A fome era tanta que mulheres cozeram os próprios filhos para comer, Lm 2:20, e ele declara em Provérbios 1:28-29: “28 Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. 29 Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR”.
Observe essa contradição em Jr 21:10 / 29:11: "10 Porque pus o meu rosto contra esta cidade para mal, e não para bem, diz o SENHOR; na mão do rei de Babilônia se entregará, e ele queimá-la-á a fogo. 11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeová engana Jeremias e ele reclama em Jr 4:10 / 20:7-8: 10 Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Verdadeiramente enganaste grandemente a este povo e a Jerusalém, dizendo: Tereis paz; pois a espada penetra-lhe até à alma. 7 Iludiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim.8 Porque desde que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do SENHOR um opróbrio e ludíbrio todo o dia.
Usa a mentira para enganar Acabe através dos profetas de Ball, 1 Rs 22:5-7 / 19-23: 5 Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do SENHOR. 6 Então o rei de Israel reuniu os profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o SENHOR a entregará na mão do rei. 7 Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR, ao qual possamos consultar? 19 Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda. 20 E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. 21 Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? 22 E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. 23 Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o mal contra ti.
Salomão diz em II Crônicas 6:1-2: “1 Então falou Salomão: O SENHOR disse que habitaria nas trevas. 2 E eu te tenho edificado uma casa para morada, e um lugar para a tua eterna habitação”, e em Isaías 45:6-7: ”6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. 7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas”. Em Salmos 18:11-13 : “11 Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus. 12 Ao resplendor da sua presença, as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo. 13 E o Senhor trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e havia saraiva e brasas de fogo”. Mas em João 3:19 é dito: 19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Vejamos o que aconteceu em Lucas 9:53-56: “53 Mas não o receberam (à Jesus), porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. 54 E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? 55 Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. 56 Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia”. Mas quem mandou fogo do céu a pedido de Elias não foi Javé? 2 Reis 1:10, “Respondeu Elias ao capitão de cinquenta: Se eu sou homem de Deus, desça do céu fogo e te devore a ti e aos teus cinquenta. Desceu fogo do céu e devorou a ele e aos seus cinquenta”. Então Jesus não teria nenhuma ligação com esse deus do fogo? Ele repreende seus discípulos, pois eles não sabiam a quem estavam se referindo.
Em 1 Timóteo 6:16: “aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver”, e novamente Jesus diz em João 17:25: ”25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. 26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja”. Javé se fez conhecer para muitos, dentre eles: Adão, Noé, Isaac, Jacó, Abraão e Moisés.
Jesus disse: “o espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida”. (João 6:63), e em João 3:5-6, “5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito, Já Jeová diz: “eis que eu sou o senhor Jeová, o deus de toda a carne”. Jr 32:27.
Jeová declarou: ”porque toda a terra é minha. (Êxodo 18:5), “...meu é o mundo e toda a sua plenitude. (Salmos 50:12) e “de Jeová é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”, Salmos 24:1. Porém respondeu Jesus: “o meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos... Meu reino não é daqui.” (João 18 : 36) e depois disse: “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim”, (João 14:30).
Em Amós 3:5, é dito: “Tocar-se-á a buzina na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e o Senhor não o terá feito?”.
E Jesus diz em Gálatas 3:19-20 que Moisés não era intermediário de seu pai, pois era de vários deuses: “19 Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos (Javé seria um anjo?) na mão de um medianeiro. 20 Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um”, e em João 4:12-26 Jesus diz de forma alegórica que a adoração do povo de Israel não é a correta, a mulher no poço de Jacó não se referiria ao seu pai (de Jesus), Deus, mas ao deus Javé: “ 12 És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? 13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água (leis e tradições) tornará a ter sede;14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der (evangelho) nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. 15 Disse-lhe a mulher: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. ...19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos por que a salvação vem dos judeus (ele faz referência a si mesmo). 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. 25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. 26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo”.
Em II Samuel 24:1 é dito:“E a ira do Senhor se tornou a acender contra Israel; e incitou a David contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá”, já em I Crônicas 21:1 é revelado: “Então o Satanás se levantou contra Israel, e incitou David a numerar a Israel”.
E o apóstolo Lucas nos revela em Lucas 12:2-5, “2 Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. 3 Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado. 4 E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. 5 Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei”.
E Ezequiel 31:15-17 nos confirma, “15 Assim diz o Senhor Jeová: No dia em que ele desceu ao inferno, fiz eu que houvesse luto; fiz cobrir o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e detiveram-se as muitas águas; e cobri o Líbano de preto por causa dele, e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram. 16 Ao som da sua queda fiz tremer as nações, quando o fiz descer ao inferno, com os que descem à cova; e todas as árvores do Éden, a flor e o melhor do Líbano, todas as árvores que bebem águas, se consolavam nas partes mais baixas da terra. 17 Também estes com ele descerão ao inferno a juntar-se aos que foram traspassados à espada, sim, aos que foram seu braço, e que habitavam à sombra no meio dos gentios”.
A interpretação fica a cargo do leitor. Bom seria que novas pesquisas fossem feitas para suprimir as possíveis dúvidas.