Uma escada para o céu
Gn 28:10-17
10 Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; 11 E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. 12 E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; 13 E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; 14 E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra, ... 16 Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia. 17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
Ao sonhar como uma escada que ligava a Terra aos Céus, por onde subiam e desciam anjos em direção a uma nuvem (ou nave), Jacó acorda amedrontado, pois percebeu que estava na Terra do Senhor seu deus. Qual seria a razão para Jacó ficar tão aterrorizado? Javé não lhe era favorável?
Apesar de ser relatado que esta situação fazia parte de um sonho é interessante perceber que provavelmente esta cena já tenha sido presenciada de fato pelo Jacó.
A Escada de Jacó significa para os maçons o ciclo involutivo e evolutivo da vida, em seu perpétuo fluxo e refluxo através de nascimentos e mortes, a desdobrar-se em hierarquias de seres, potestades, mundos, reinos e vida e raças e para os cabalistas a representação do fluxo de energias que corre pela árvore da Vida.