top of page

 

Uniões abomináveis  e seleção artificial

 

Lv 18:19-25

19  E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez, 20  Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela. 21  E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR. 22  Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; 23 Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é. ... 25  Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniquidade, e a terra vomita os seus moradores.

 

                               Em algumas traduções como a da CNBB é dito: “23 ...a mulher não se oferecerá a um animal para copular com ele: é uma perversidade.”. Porém, em relação ao ser Javé, não acreditamos na questão moral, mas sim no desejo de manter a perpetuação e a ampliação dos seus escolhidos, em estado de pureza genética apropriada para a reprodução. O que não se conseguiria adotando a prática homossexual, por exemplo. Da primeira vez, essa pureza foi alterada pela mistura dos genes humanos com os genes da raça dos “filhos de deus”, que geraram novos seres com uma alta tendência para o mal e a depravação (incontroláveis por Javé) e desta vez o homem poderia se corromper entre os seus, da mesma espécie, ou com animais inferiores e irracionais. O que, com certeza não geraria novos seres (reduzindo drasticamente em pouco tempo o seu povo), e seria um desperdício de energia vital (o precioso sêmen, o que gera a vida).

 

 

Lv 21:16-24

16  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 17  Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus. 18  Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos, 19  Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada, 20  Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado. 21  Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus. 22  Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo. 23  Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o SENHOR que os santifico. 24  E Moisés falou isto a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel.

 

                              Javé teme que algum homem com defeitos físicos advindos de falhas genéticas, como membros deformados ou cegueira, contamine seu santuário. Os sacerdotes do templo realizariam alguma espécie de ritual sexual para a geração de novos seres que teriam as características idealizadas por Javé. Portanto esses sacerdotes não deveriam ter defeitos genéticos para não contaminar a geração do povo do SENHOR. Pelo mesmo motivo não seriam aceitos homens com os testículos mutilados, pois seriam improdutivos. Esses sacerdotes dotados de deficiências poderiam participar da celebração, porém, não poderiam atravessar o véu, ou adentrar o ambiente onde se localizaria o altar, local do provável rito sexual.

 

bottom of page